quarta-feira, 16 de julho de 2008

GÔMER - A ESPOSA INFIEL


"... Disse, pois, o SENHOR a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição..." Oséias Cap. 1 Vers. 2 (ACF)No livro de Provérbios, capítulo 31, Deus nos apresenta os atributos que devem ter a esposa ideal. Lá, encontramos o tipo de mulher que todo marido gostaria de ter - virtuosa, sábia, trabalhadora, dócil ... fiel a ele e, principalmente, fiel ao Senhor. Esta é a mulher que eu e você gostaríamos de ser.No livro de Oséias, encontramos um outro tipo de mulher que nenhum marido gostaria de ter - prostituta, mundana, zombeteira ... infiel a ele e também infiel ao Senhor. Esta é a mulher que nem eu e nem você gostaríamos de ser. O seu nome é Gômer, a mulher que o Senhor mandou que o profeta Oséias se casasse.Ele era o homem que dirigia a nação com as profecias do Senhor.Tudo começou quando o Senhor disse a ele: "... Vai, toma uma mulher de prostituições ..." (Oséias 1:2).A Bíblia, claramente, nos mostra qual foi a reação de Oséias a esta tão difícil ordem de Deus. Em Oséias 1:3 a Bíblia nos diz que ele "Foi, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim ...".Em momento nenhum vemos Oséias dizendo: "Mas Senhor, uma prostituta? Por quê, logo eu? Por que, Senhor?" Esta, certamente, seria a minha ou a sua reação. Casar com uma prostituta? E as doenças? E as traições? E o exemplo para os filhos? E ...? E ...? E ...?Amadas, quando fazemos o que o Senhor nos manda fazer, temos 100% de chance de acertarmos. Mesmo que tenhamos que sofrer, mesmo que não entendamos o porquê daquilo que o Senhor nos manda fazer, uma coisa é certa: O Senhor está nos usando para realizar o Seu perfeito plano.Se observarmos a Bíblia podemos encontrar pessoas que obedeceram ao Senhor apesar das tarefas serem muito difíceis. Dentre tantas podemos citar:ISAÍAS - A ele o Senhor mandou que andasse nu."Nesse mesmo tempo falou o SENHOR por intermédio de Isaías, filho de Amós, dizendo: Vai, solta o cilício de teus lombos, e descalça os sapatos dos teus pés. E ele assim o fez, indo nu e descalço. Então disse o Senhor; Assim como o meu servo Isaías andou três anos nu e descalço, por sinal e prodígio sobre o Egito e sobre a Etiópia" (Isaías 20:2-3 ACF).Você teria coragem de obedecer a esta ordem do Senhor? Ou você não daria ouvidos a ela? Nós vivemos fugindo, nos escondendo (como se isso fosse possível) do Senhor por coisas bem menores. Onde está a nossa fidelidade? Onde está a nossa obediência? Onde está a nossa vontade de agradar ao Senhor? JOÃO O BATISTA - Ele andava vestido com pêlos de camelo e comia gafanhotos e mel silvestre."E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre" (Marcos 1:6 ACF).OSÉIAS - A ele o Senhor mandou que se casasse com um prostituta."... Vai toma uma mulher de prostituições ... " (Oséias 1:2 ACF).Ah irmã, como gostaria de ter a profundidade do amor que estes profetas tinham pelo Senhor! Como gostaria de ser obediente ao meu Deus como eles foram sem nem mesmo perguntarem o porquê! Como gostaria de ser como foi Débora que não temia a guerra porque sabia que o Senhor estava com ela. Ela repousava nos braços do Senhor e lançava para bem longe os seus medos e temores. Eu quero ser assim ... forte, corajosa e uma serva fiel ao meu Deus.E você, amada irmã, como gostaria de ser? Fujona como foi Jonas? Ou obediente como foram Isaías, João o Batista e Oséias?Quando o Senhor nos manda fazer algo, Ele ...1- não nos força a fazer aquilo que Ele sabe que somos incapazes de fazer;2- nos capacita e nos dá força e coragem (A coragem e força nunca chegam de véspera. Ela só aparece, muitas vezes, na hora da necessidade.).Oséias foi obediente ao Senhor e casou-se com Gômer. Ele não apenas casou-se mas chegou a amá-la de todo o seu coração.Ela o traía com vários homens mas, mesmo assim, ele a amava.Ela zombava do seu amor, da sua ternura mas, mesmo assim, ele a amava.Ele tinha a alma perturbada por causa das traições dela mas mesmo assim ele a amavaEle obedeceu ao Senhor e procurou amar aquela que Ele (o Senhor) escolheu para ele (Oséias).Sabemos que amar é uma decisão e, então, ele decidiu amá-la e ser obediente ao Senhor.Quando vejo esta atitude de Oséias, lembro de que algumas de nós, muitas vezes, queremos nos separar daquele que prometemos diante do Senhor amar até que a morte nos separasse. Se você já não ama mais seu marido, faça um esforço e decida voltar a amá-lo, pois é isto que o Senhor quer de mim e de você. Devemos amar aquele que o Senhor colocou no nosso caminho e que nós decidimos aceitar. Do jeito que Oséias agiu com Gõmer, amando-a, assim devo eu e você amarmos nosso marido.Apesar de Gômer ser uma prostituta, ele decidiu amá-la, pois ela foi a esposa que o Senhor lhe deu. Esta decisão, irmã, é uma decisão de obediência e de amor ao Senhor.A vida de Oséias e de Gômer simbolizava o amor de Deus (o amor de Oséias) por Israel (por Gômer) que O traía amando a outros deuses (amando outros homens).A vida dos dois simboliza Deus que era o esposo fiel e Israel que se afastou dEle para adorar outros ídolos.Dois versículos do livro de Oséias me chamaram a atenção:O primeiro encontra-se em Oséias 11:6, onde vemos um atributo que é próprio do nosso Deus - um juiz reto e justo. Por causa da infidelidade de Israel Ele diz: "E cairá a espada sobre as suas cidades, e consumirá os seus ramos, e os devorará." Um pai castiga seu filho a fim de ensiná-lo a andar nos caminhos certos. O Senhor castiga porque nos ama e porque quer que andemos nos Seus caminhos e que O amemos. Era exatamente isto que Ele estava fazendo com Israel, Seu povo.O segundo encontra-se em Oséias 11:8, onde podemos ver um outro atributo do nosso Deus - um Deus que ama e que perdoa. O amor e o perdão de Deus são derramados sempre sobre nossas vidas e sobre a vida do Seu povo. Neste versículo sentimos o quanto o Senhor é terno e amoroso. Ele disse: "Está comovido em Mim o Meu coração, as Minhas compaixões à uma se acende."Como o nosso Deus é terno, amoroso e justo!Nós nunca podemos nem devemos duvidar do Seu amor, pois Ele é um Deus fiel. Ele nos ama e por isso nos castiga quando é preciso e nos perdoa porque "Ele se comove nEle mesmo e Seu coração e compaixão à uma se acende".Gômer e Oséias tiveram três filhos: Jezreel (Deus dispersa), Lo-Ruama (Desfavorecido) e Lo-Ami (Não-Meu-Povo), mas ele não tinha certeza se estes dois últimos eram seus filhos. Mas apesar de tantas traições da sua mulher, ele sempre a recebia de volta e isto porque a amava. O Senhor, então, transformou Lo-Ruama em Ruama (Amado) e Lo-Ami em Ami (Meu Povo).Veja, amada irmã, como são belas as palavras de Oséias quando ele diz à sua esposa: "E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdia. E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e Ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" (Oséias 2:19-20; 6:3 ACF).Quando lemos a história de Gômer, percebemos como, de um certo modo, nos parecemos com ela. Quantas e quantas vezes nos afastamos do Senhor, mesmo sabendo que estamos quebrando a nossa comunhão com o Seu Espírito?Todos os dias faço muitas coisas que não agradam a Ele ...1- Não leio e não considero a Palavra Santa do Senhor importante para a minha vida.Era assim que Gõmer agia. Ela não considerava o seu esposo o homem mais importante da sua vida.2- Não oro por não achar importante orar. Esta minha atitude entristece ao Senhor e o meu desinteresse em abrir o meu coração para ele, certamente, não O agrada.O meu agir se compara á traição de Gõmer. O Senhor me ama eom um amor sem medida e eu me afasto deste amor sem perceber o quanto O estou entristecendo.3-Não tenho vontade de assistir aos cultos!Não tenho vontade de participar da ceia do Senhor!Não tenho tempo!Estou muito ocupada!Ah irmã, quando estamos agindo assim, estamos sendo infiéis ao nosso Deus e somos parecidas com GômerAfastemo-nos de andar conforme o mundo que zomba da Palavra de Deus, que não sabe o que é orar a cada refeição, que não sabe o que é repousar nos braços do Senhor, que não tem tempo para o Deus que o criou. Revistamo-nos da Palavra do Senhor e que possamos dizer com toda a sinceridade do nosso coração: "Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti" (Salmo 119:11 ACF).Sei que, apesar de muitas de nós sermos como Gômer, o Senhor permanece fiel, nos ama, está sempre de braços abertos para nos perdoar. Ele só quer que nos arrependamos, voltemos para Ele e ... chuvas de bênçãos Ele derramará sobre nossas vidasAs Escrituras provam que, apesar da nossa indiferença e traição, o Senhor nos ama. Jeremias 24:7 nos diz: "E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque Eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e Eu lhes serei por Deus; porque se converterão a Mim de todo o seu coração."Oséias 6:3 ainda nos diz: "Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva é certa; e Ele a nós virá como a chuva, coma a chuva serôdia que rega a terra."Ah minha irmã, nós só temos que agradecer a Deus pela Sua misericórdia e por Ele ter nos amado mesmo antes de nós O amarmos.Que Ele nos conscientize que amá-Lo primeiro é mais importante do que colocarmos nosso marido, nossos filhos, ou os prazeres do mundo em primeiro lugar.Que Ele nos transforme em uma mulher que deseja ardentemente conhecê-Lo cada vez mais. "Ó Senhor, que o melhor da minha vida eu possa dedicar a Ti.Que o meu amor e o meu tempo sejam dedicados a Ti sem nenhuma restrição, enquanto eu espero o Teu tão glorioso retorno.Tira os meus olhos de tudo que o mundo me oferece e volta-os somente para Ti.Que meus lábios possam sempre dizer: "... na terra não há quem eu deseje além de Ti."No precioso nome de Jesus,Amém!

Nenhum comentário: