quarta-feira, 23 de julho de 2008

O deserto nos leva à promessa




"E não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal... (Mt.6:13)
Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo e ali jejuou por quarenta dias e quarenta noites.
Deus permite o deserto em nossas vidas, para trabalhar em nosso caráter, a fim de que a sua glória possa se manifestar em nossas vidas.
Dentro do propósito divino, o deserto não é um fim, mas o meio pelo qual tudo que há em nós passa por uma reconstrução, e se há algo que precisa ser transformado, quebrado ou arrancado, se fará; foi Deus mesmo quem escolheu o deserto para nos provar, pois Ele não olha para as circunstâncias, mas para o resultado final.
Bem- aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. (Tg.1:12) O deserto é lugar de esterilidade, seca, desolação, e solidão; é um lugar desabitado, embora, abrigue muita vida biológica, animal e vegetal.
É um lugar onde se aprende a valorizar a vida. {O deserto é marca registrada na vida de grandes homens e mulheres de Deus, como a do pai da fé Abraão, Moisés, do próprio povo hebreu (quarenta anos no deserto), dos profetas Elias e Eliseu; foi no deserto que Oséias percebeu o amor de Deus em favor de seu povo (Os.13:5) e Débora entoou louvores ao Deus do Sinai e do deserto (Jz.5:4-5), entre outros. O deserto é lugar de provar a identidade de filho de Deus, e Jesus que não tinha crise de identidade não se deixou atingir pela dúvida lançada pelo diabo: Se és Filho de Deus,... Esta convicção em Jesus, de que Deus é nosso Pai, nos dá a vitória no deserto contra o diabo, e assim como Jesus o derrotou, Deus espera que façamos o mesmo, para que saiamos dele, ou então ele se repetirá, o povo hebreu não só caminhou por quarenta anos, como toda uma geração pereceu no deserto; quantas pessoas, ao se verem em dificuldades, não abrem mão de nada, e a primeira coisa que fazem é deixar de ir à igreja, à célula, desistem de tudo que diz respeito as coisas de Deus e do reino.
Deserto não é lugar de transformar pedras em pães, é lugar de comer a Palavra de Deus; não é lugar de buscar seus próprios recursos, é lugar de esperar em Deus, porque certamente Ele agirá; não é lugar de negociar sua autoridade espiritual, cedendo ao diabo, e nem de provar poder, é lugar de repreender o diabo, de se submeter em obediência, pois o Deus que está presente conosco no deserto estará sempre presente em toda e qualquer situação.
Que possamos como filhos de Deus, ter fome da Palavra, do conhecimento de Deus, atravessarmos o deserto como peregrinos, sabendo que o nosso Deus nos levará à terra da promessa, ao lugar de refrigério e de benção na Sua presença dia após dia. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. (Is.11:9)

Nenhum comentário: