domingo, 20 de julho de 2008

RUTE:Coragem,Convicção e FÉ...


"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem Lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti" (Rt 1:16 e 17).
encontra-se o livro de Rute , um punhado de personagens, pessoas de coragem, convicção, fé, lealdade e abnegação. De onde vieram essas pessoas?.
A relação reanimadora entre Boás e Rute surge em total contraste com o período dos juízes, no qual a história está ambientada, quando não havia rei e todos faziam o que queriam. Mas a moabita Rute demonstra suprema devoção à sogra enlutada e ao Deus dos israelitas; Enquanto isso, Boás mostra bondade constante. Embora a vida tenha colocado tantos obstáculos no caminho, a história de Rute ilustra como uma atitude certa pode vencer as desvantagens.
Em Boás e Rute, podemos ver muitas características que fazem um casamento bem-sucedido e uma vida fiel.
Às vezes, podemos ver bondade, fé, dedicação e abnegação nos lugares mais inesperados. As relações familiares mostradas no livro de Rute poderiam facilmente ter-se tornado complicadas. Mas, ao contrário, elas nos dão motivo para imitação.
Quando Boás descobriu quem era a jovem que respigava em seus campos, ele fez várias coisas. Encorajou-a para respigar em seus campos; acalmou seus temores informando-lhe que os homens haviam sido instruídos a não aborrecê-la; atendeu às suas outras necessidades ofeBoás ainda tentou fazer com que Rute não se sentisse como uma mendiga (Rt 2:13-23). Na refeição, ele a convidou a se unir às suas ceifeiras para comer pão e um tempero feito de vinagre, e ainda lhe deu suficiente cereal torrado para que não houvessem sobras. recendo-lhe água potável; e deu estímulo espiritual. Instruiu seus homens a não envergonhá-la, mesmo que ela respigasse entre os feixes amarrados, e ainda lhes disse para remover deliberadamente alguns talos de cereal dos feixes e que os deixassem para ela. A quantidade que Rute levou para casa era mais do que poderia ser obtida pelo trabalho pesado. Permitia ver que era fruto de generosidade. Finalmente, Boás a convidou para passar o restante dos dApesar da escuridão da noite, a proposta deve ter sido muito embaraçosa para Rute. Ela podia ter sido observada por alguém, e as histórias poderiam ter se espalhado. Boás poderia ter recusado seu pedido. Mas, imediatamente, Boás mostrou consideração tentando deixá-la à vontade. Ele agiu como se ela estivesse lhe fazendo um favor por escolhê-lo, em lugar de algum homem mais jovem. Então, prometeu fazer tudo o que ela pediu. Finalmente, ele a fez retornar para Noemi carregada com alimento. Ele também procurou protegê-la de quaisquer acusações falsas que poderiam surgir por motivo da visita.
Talvez o tema mais importante do livro de Rute seja o da redenção.

Nenhum comentário: